sábado, 2 de maio de 2009

Crianças: os perigos do consumismo precose


Cada vez mais cedo a criança é alvo de publicidade,passando a absorvê-la de forma incontrolável e o resultado é,na certa,dor de cabeça para os pais.Como evitar o "contágio" delas pela propaganda?
Por Mônica Loureiro

"Eu quero!Me dá!".Não há pai ou mãe que não se sinta mergulhado em dúvidas na hora de agir diante da enxurrada de pedidos de seus filhos.Inscitados,mesmo de forma inconsciente,pela propaganda maciça veiculada na TV e outras mídias,as crianças hoje estão a um passo de se tornarem consumidores compulsivos
É cada vez mais tenra a idade em que a criança começa a ser alvo de publicidade e absorvê-la de forma incontrolável.Como evitar o "contágio" delas pelas propagandas?É possível fazê-las entender que nem todo anúncio é honesto e que elas não podem ter tudo o que querem? Respostas difíceis mas com origem numa regra básica: as crianças devem ser educadas pelo exemplo dos pais.Afinal,de que adianta censurar os pequenos quando frequentemente se vota do shopping cheio de bolsas,por exemplo?
"Independente da classe social a qual a criança pertença,o exemplo é fundamental" confirma o professor Hermínio da Silveira.Reitor do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação,ele é autor do livro "Educando Filhos com Amor e Sabedoria" (Editora Ser),onde aborda o papel dos pais,educação religiosa,valores,desafios,e outros aspectos do dia-a-dia familiar"

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