segunda-feira, 4 de maio de 2009

Desmatamento

O mundo perde cerca de 13 milhões de hectares de florestas naturais por ano (aproximadamente 25 hectares por minuto), causando um processo de extinção de espécies animais e vegetais. De acordo com a ONG ambientalista Greenpeace, menos de 10% da superfície terrestre permanecem com florestas.

Além de concentrar dois terços da diversidade biológica do planeta, as florestas regulam o clima. Acredita-se que 1,6 bilhão de pessoas no mundo dependam das matas para a sua sobrevivência direta.

O desmatamento contribui ainda para a elevação da temperatura na Terra (aquecimento global) e para o surgimento de novas epidemias. O motivo é que roedores e insetos deixam seu habitat natural e migram para as cidades, passando a conviver próximo ao homem.

Segundo alguns estudos científicos, esse aumento da temperatura é responsável por uma maior incidência de catástrofes naturais, como inundações e furacões de forte intensidade.
Para a ONG World Wildlife Fund (WWF), é possível salvar as florestas e reduzir significativamente a perda da biodiversidade. Para isso será preciso conter o desmatamento e aumentar os esforços de proteção e uso sustentável. Isso significa investimentos financeiros consideráveis por parte dos governos.

Também será necessário contrariar interesses econômicos poderosos que lucram com a destruição floresta

Nenhum comentário:

Postar um comentário