Em abril, comemora-se o Dia Internacional da Terra, mas seus habitantes estão consumindo mais recursos naturais do que o Planeta é capaz de renovar.
Capa 31/03/2009
PLANETA AMEAÇADO
Em abril, comemora-se o Dia Internacional da Terra, mas seus habitantes estão consumindo mais recursos naturais do que o Planeta é capaz de renovar
CLARISSE WERNECK
AGÊNCIA UNIPRESS INTERNACIONAL
Dia 22 de abril é o Dia Mundial da Terra; no entanto, os habitantes do “planeta azul” não têm muito o que comemorar: florestas destruídas, poluição e desperdício de água, contaminação do ar, alterações na biodiversidade, entre outras agressões, são o legado que o homem está deixando para as gerações futuras.
Um estudo realizado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), envolvendo mais de mil cientistas de 60 países, sobre as regiões polares do planeta, acaba de lançar um alerta: a Antártida está derretendo em um ritmo mais rápido do que se imaginava. Polo Sul, Polo Norte e Groenlândia também estão sofrendo com o degelo.
A consequência direta do fenômeno é a elevação dos oceanos em um ritmo mais rápido do que o previsto pelo Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC), ameaçando as populações costeiras. O derretimento pode também liberar gases que estavam presos no gelo polar e, assim, intensificar os problemas climáticos. Se o derretimento das calotas polares continuar nesse ritmo, toda a espécie de vida será afetada, principalmente os animais polares, que devem desaparecer. Também se perderão 97% dos recifes de corais (que ajudam a equilibrar a vida marinha), com isso muitas espécies de peixes serão extintas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário